Você observa os detalhes em sua caminhada na vida? Cuidado! Você pode estar deixando de encontrar pérolas.

“O temor do Senhor ensina a sabedoria. A humildade antecede a honra.”

(Provérbios 15 versículo 33)

Enquanto buscava encontrar uma palavra ou frase que pudesse expressar a importância e o valor de ter conhecido o Sr. Novelino, Deus, me fazia lembrar através do livro de provérbios, que somente no temor do Senhor é possível entender e absorver o quanto um tesouro precioso como a vida,  sabedoria e humildade de um homem iluminado e especial como este, poderia influenciar vidas, descontruir crenças limitantes e abrir as janelas de nossa mente para “enxergar” com sensibilidade e inteligência emocional , que existem ensinamentos que jamais encontraremos nas melhores universidades do País ou do mundo, cujo valor é imensurável. Que a pérola mais linda, o mais belo diamante, pode não vir necessariamente envolto na “embalagem” mais sofisticada ou mais atraente aos olhos.

Sr. Novelino, cristão convicto há mais de meio século, hoje com 96 anos de idade, me inspirou a contar sua história de forma resumida neste artigo, o que se tornou um grande desafio pra mim, já que com tantos fatos importantes e relevantes para compartilhar, não há nada que eu deixaria de fora, se tudo eu pudesse relatar.

Mas vamos lá!

Em um bairro quietinho e gostoso no interior de Rio Bonito – RJ, onde boa parte da natureza ainda é preservada com mata, fazendas, estradas sem pavimentação e árvores frutíferas expostas ao livre acesso dos viajantes, é onde o Sr. Novelino mora.

Sentado em um banco na varanda de sua casinha, ele nos observava atentamente, enquanto éramos conduzidos por seu filho, em um passeio pela propriedade.

Seu neto, um advogado amigo do grupo, nos convida a conhecer seu avô.

Ouvimos naquele momento relatos de que ele tinha habilidades com matemática e que uma de suas especialidades, era equacionar a raiz quadrada de números com muitos algarismos.

Mas esta era só a pontinha do iceberg da mente deste grande homem.

Com voz baixa, porém precisa e firme, empregando o português corretamente, com as pausas comuns de quem utiliza com facilidades as pontuações do texto, Sr. Novelino, que frequentou a escola somente durante 3 anos em toda sua vida,  começou nos contando da importância de sua única professora, a qual ele guarda a foto dentro de sua Bíblia até hoje, juntamente com a da sua esposa.

Falou sobre os seus 65 anos de casado com Dona Zeneida, carinhosamente chamada de Dona Mulata, dos quais 33 foram orando a Deus pela conversão dela, uma vez que não professavam a mesma fé. Compartilhou de sua alegria, quando já convertida ao Evangelho, usufruíram, de mais 32 anos de matrimônio, até o falecimento dela há poucos anos atrás.

Seu Novelino nos ensinou sobre os frutos do espírito, sem precisar recitar o capítulo 5 do livro de Gálatas. Nos contagiou através de um amor puro, sem precisar ler o capítulo 13 da 1ª carta de Paulo aos Coríntios.

Contei para meu mais novo amigo do quanto os ensinamentos de Paulo, inspirado pelo Espirito Santo, fizeram diferença em minha vida, daí quando lhe perguntei se existia algum personagem Bíblico que mais lhe chamava a atenção, Sr. Novelino me responde com muita tranquilidade e amor ;

-Tudo o que está na Bíblia chama minha atenção minha filha! Afinal é DEUS falando e se revelando a nós em cada versículo, capítulo ou linha.

Quando eu pensava já ter ganhado de Deus um dos melhores presentes de meu dia, eis que meu mais novo amigo, me surpreende, pedindo que eu escreva meu nome na contracapa de sua Bíblia, para que ele pudesse orar por mim todos os dias.

Não contive minhas lágrimas de emoção, alegria, gratidão e pelo amor que Deus acabara de despertar em mim por seu Novelino e por sua linda família.

Ao final de nossa visita, oramos todos juntos. Saí daquele lugar acreditando fielmente que Deus havia marcado um encontro precioso comigo e com um de seus mais sábios filhos aqui na terra e através de seu tão grande amor, me concedeu a graça e o privilégio de conhecê-lo.

A fim de compartilhar este momento com você e os ensinamentos preciosos que ele me trouxe, é que nasceu este artigo.

Que possamos jamais deixar passar despercebido os Novelinos que Deus nos presentear na vida. Que possamos ter a sensibilidade de não ficar presos na ignorante expectativa de encontrar os melhores tesouros ou pérolas dentro de “embalagens” que saltam os olhos. Empreender energia e fôlego, subindo e descendo montanhas ou buscando fazer as melhores viagens da vida, que podem não te levar a lugar algum, se você não estiver disposto, a observar os detalhes do trajeto.

Uma simples caminhada num fim de tarde, aqui, pertinho de minha casa, me permitiu viver uma das melhores experiências de minha vida, que talvez uma viagem internacional jamais pudesse me oferecer.

Pense nisso! E fique atento aos detalhes no trajeto da sua caminhada de vida.

Você pode aprender muito mais do que imagina, com quem e como, você menos espera!

Claudinha Mendes

4 Comentários

  1. Mariza

    Que lindo meu Deus 😍 Conteúdo é tudooo😘minha amiga obrigada por compartilhar

    Responder

    1. Obrigada querida, por nos acompanhar e contribuir com tudo aquilo que Deus tem nos dado como ministério, pela sua infinita graça e misericórdia.
      Espero poder vê-la sempre por aqui.

      Abraços de 30 segundos.

      Responder
  2. BRUNO AZEVEDO

    Parabéns pelo artigo!
    Sou muito grato pelas palavras impregnadas de carinho e afeto por quem me é tão especial.
    Que Deus a abençoe em toda plenitude de sua graça.

    Responder

    1. Obrigada Bruno, pelo presente de ter sido canal de acesso a essa pérola que é o seu avô.
      Espero que você continue conosco, acompanhando, compartilhando e nos auxiliando no desafio de fazer diferença na vida de pessoas, assim como Sr. Novelino fez na minha.
      Abraços a você e sua família

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *